domingo, agosto 16
Festa de São Roque. Procissão às 8 horas e Missa Campal às 10
SÃO MIGUEL DAS MATAS - BA.
Neste domingo dia 16 de Agosto, as Paróquias que tem comunidades com São Roque como Padroeiro celebrarão a festa em louvou ao santo das enfermidades. Amargosa, sede da Diocese, Santo Antonio de Jesus e São Miguel das Matas estarão celebrando o grande dia depois dos nove dias que antecedem a festa, chamado de novenário. Em São Miguel das Matas, neste domingo haverá a procissão às 8 horas percorrendo as principais ruas da cidade e às 10 horas acontece a missa campal em frete da igreja.
Um pouco da História da Igreja e da Festa de São Roque
Confirmada a informação pelo Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio, a igreja de São Roque foi construída em 1802 quando uma grande epidemia de varíola assolou a pequena São Miguel da Aldeia, isso em 1795. Já naquela época as mazelas com a saúde pública eram socorridas pela fevorozidade dos religiosos. Os moradores da época fizeram uma promessa a São Roque. Por ser este o santo das pestes, se os moradores fossem curados daquela epidemia construiriam uma capela em louvor a ele em frente ao local onde fora enterrado os féretros, também chamados de fogos na época.
O pedido foi atendido e a capela foi erguida, sendo a primeira edificada que se tem registro em São Miguel das Matas. A partir daí, o local passou a ser o principal lugar de celebrações dos Padres Franciscanos de Acaju – também chamado de Cajueiro. Com a disseminação das celebrações, cresceram também o desejo pela difusão de outras culturas que na oportunidade se restringia a cana de açúcar. Com os sermões educativos nas celebrações, os moradores começaram a cultivar o café que era plantado e que bem se aclimatou ao lugar, além da mandioca, cultivada em pequena proporção pelos indígenas, também um pequeno plantel de gado. Neste período também foi disseminado o cultivo de folhas de tabaco, este ordenado pela Majestade, que se deu por volta de 1780, visto que na Bahia esse tipo de cultura ocorreu há cerca dez anos atrás.
Com a construção da Capela de São Roque e a disseminação de outras culturas agrícolas, São Miguel da Aldeia, se transforma em freguesia, ato regulamentado através de Alvará de 24 de Novembro de 1883, quando o Imperador D. Pedro I cria a primeira freguesia do Império. Todos os anos aos 16 de Agosto, depois da novena que antecede o grande dia, dentenas de fiéis participam da Procissão - alguns a pés - tradição e depois assistem a missa campal.
Veja as Fotos
Fonte: Criativa Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário